QUESTIONÁRIO SOBRE AS IDEIAS DE PIERRE LÉVY EM
RELAÇÃO AO LIVRO CIBERCULTARA.
1-Qual
a explicação que Pierre dá sobre o ciberespaço comparando com a humanidade? O
que é ciberespaço?
Para Levy, o ciberespaço
é o meio de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores, neste tipo de comunicação não há a necessidade
do homem físico para que a comunicação aconteça. Nele, a comunicação é a
comunicação é coletiva, interativa, rápida e simultânea, permite a
reciprocidade e se distingue de outras formas de comunicação por possuir tais
características, além de reunir num único meio informacional, a informática a
distância, o telefone, o correio, a imprensa, a edição de livros, de música, de
vídeos, de jogos, a televisão, etc.
2-Qual o porquê da relação histórica tão profunda com o fenômeno tecnológico,
atualmente?
É a tese do autor, ele analisa toda a revolução
contemporânea em termos de comunicação como um processo evolutivo do homem,
propiciado pela sua faculdade de linguagem e pela estrutura do cérebro humano,
por sua plasticidade, por ser um orgão aberto. Dessa forma, o orgão fonador e
as potencialidades do cérebro humano, possibilitaram ao homem o desenvolvimento
da linguagem falada e posteriormente da línguagem escrita, que o levou a
processos evolutivos impressionantes, ao armazenamento de informações, que
evoluíram de acordo com as conquistas tecnológicas (da página de papel à página
da Web, da escrita estática à escrita dinâmica, interconectada).
Levy, faz um apanhado da evolução
histórico-antropológica do homem, caracterizando cada período com base nos
processos de dispersão e concentração do homem. Ex: período paleolítico: o
homem se dispersa, se distancia, o nômade vai de um lugar a outro em busca de
alimento para a sua sobrevivência. No período neolítico o homem se concentra, promove a união, acumula
riqueza e informação. Nesse período há uma tendência a reunião, a comunicação
interna entre os povos e isso se amplia cada vez mais com os avanços técnicos,
os avanços nos meios de transporte e comunicação que recebem uma mútua
influência nesse processo evolutivo. No mundo atual para Levy, há uma reconexão
do homem, em que se ampliam a comunicação entre os povos. Por isso, ele
estabeleçe essa relação tentando demonstrar que agora a humanidade forma
novamente uma só sociedade.
3-Pierre Lévy afirma que a sociedade sedentariza-se, concentra-se,
multiplica-se, acumula riquezas e registra signos, qual o sentido de “signos”
nesta afirmação?
Isso é uma característica da humanidade, por isso,
que ele utiliza a antropologia e a história para explicar o fenômeno atual, e o
coloca como resultado de um processo histórico iniciado com os nômades (grupos
que se deslocavam de um lugar à outro em busca de alimentação e que não tinham
moradia fixa); e que continuou com a revolução neolítica que foi um movimento
pré-histórico que marcou o fim dos povos nômades, com a criação de moradias
fixas (construção de vilas e cidades) e que anunciou o processo de
sedentarização (processo de fixação de grupos humanos nos espaços), este novo
período é caracterizado pela criação da agricultura, da cidade, da escrita, do
Estado. Por isso, que Levy fala que o ser humano sedentariza-se (fixa-se num
local), concentra-se (criando as vilas e cidades e produzindo a organização
social), multiplica-se (aumento da população local e criam-se novas
organizações sociais desse tipo nos diversos espaços), acumula riquezas (pela
produção, cultivo e criação de novas técnicas)
e registra signos (invenção da escrita, registra as conquistas, as
descobertas, para informar aos seus pares). O sentido de signos aqui, se refere
aos instrumentos psicológicos que nos auxiliam na nossa relação com o mundo
(língua escrita) e que ampliam a nossa capacidade de memória, de comunicação,
de armazenamento de informações.
Vivemos um tempo de relações, de relacionamento
generalizado, propiciado pelo progresso das técnicas de comunicação (internet),
vivemos o tempo das mensagens, das informações e da interatividade simultânea,
propiciada pelo uso dos signos, que nessa nova realidade criam-se hipertextos,
em que todos os textos se encontram num único espaço (a Web), por isso, ele
afirma que há único texto – o texto humano.
4-Que relação Pierre Lévy faz entre centro, periferia e tecnologia?
Ele coloca as tecnologias de comunicação mais
avançadas como o centro de poder no mundo atual. Faz isso se utilizando dos
conceitos de centro e perfieria. Para ilustrar o que o autor quer explicar,
tomemos como exemplo o conceito de centro e periferia referente às cidades de
Dom Eliseu ou de Belém do Pará. O centro nessas cidades é o local em que tudo se
concentra e acontece local que tem uma infraestrutura de comunicação e
transporte adequadas, local em que podemos nos conectarà internet com
facilidade e termos acesso a serviços (como hospitais, escolas mais próximas).
A periferia de D. Eliseu ou de Belém do Pará possuem essas características? A
mesma infraestrutura no que se refere a conexão, a contatos? Isso se estende
também às relações entre Estados e entre Países. Por exemplo: no Brasil, os
grandes centros estão localizados no eixo sul e sudeste, por serem mais
desenvolvidos e o Norte do País é considerado periferia.
Quando ele usa a tecnologia para explicar
o seu conceito de centro e periferia ele toma a TV e o Computador como
exemplos. Tanto a TV quanto o computador são meios de comunicação, porém, a TV
é mais passiva, ela não promove interação e nem o diálogo simultâneo, ou seja,
ela mais limitada em seus recursos e alcance de comunicação, portanto é
colocada como a periferia. Já o computador produz troca de informações
simultânea, interatividade, além de promover o armazenamento e estocagem dessas
informações, portanto é o centro, é mais poderoso quanto aos recursos de
comunicação.
Para Levy, quem produz domina as tecnologias de comunicação detém o
poder, e isso é bem visível na atualidade. É por isso que o autor afirma que “
a densidade das comunicações e a redução do espaço prático tornam mais visíveis
do que nunca as dominações e disparidades” (p. 41). O autor exemplifica esta
afirmação demonstrando o poder dos Estados Unidos na guerra do Golfo.
Levy, ao relacionar centro, periferia e
tecnologia, nos alerta para percebermos que “o processo de interconexão em
curso reforça naturalmente a centralidade – logo o poder dos centros
intelectuais, econômicos e políticos já estabelecidos” (p. 43). O centro é o
poder, é quele que se caracteriza pela velocidade e diversidade de conexões e
de trocas de informações. A periferia são os excluídos, aqueles que não têm
acesso às tecnologias de comunicação e quando os tem são de maneira precária.
5-Qual o sentido de Tecnologias Intelectuais, segundo Pierre Lévy? E qual o
sentido de pluralismo interconectado?
Atualmente há uma diversidade, uma pluralidade de
informações e de grupos humanos em constante comunicação, em constante
interação. É por isso, que Levy faz alusão ao termo pluralismo interconectada
como ciberespaço, para explicar que num mesmo espaço de comunicação (internet),
se fazem presente os produtos e profissionais das grandes indústrias de vídeo,
TV, etc. Mas também, nesse espaço se fazem presente, os jornalistas
alternativos, vídeos produzidos por amadores, por se realmente um espaço
público de comunicação, em que todos podem publicar textos, mensagens, vídeos,
música, caracterizando como um de
sujeitos, por nesse espaço se fazer presente pessoas de diferentes grupos culturais que estão interagindo por meio da
interconexão com o ciberespaço, além de possibilitar que as vozes de grupos
minoritários sejam ouvidas.
6-Pierre Lévy afirma que só há virtualmente uma sociedade. Por quê?
Como a internet rompe barreiras de tempo e de
espaço, possibilitando a comunicação entre diversos grupos sociais, culturais e
étnicos de maneira simultânea, ela rompe com a visão de território demarcado,
porque o seu espaço é um espaço desterritorializado e plural, aberto à todos. Nesse
espaço interativo não há o território demarcado que limita o acesso dos povos,
por isso, é um espaço não territorial, em que o seu acesso não é limitado pelas
barreiras de fronteiras, formando virtualmente uma só sociedade.
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