Universidade Federal Fluminense
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
Disciplina: Gestão de Cursos a Distância
Polo: Parauapebas – PA
Tutora: Andrea Garcia Trindade
Aluno: Fábio Correia de Rezende
Grupo: 25
GESTÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL: Pesquisa quantitativa do polo UAB em Marabá PA. Parauapebas, 2014
“A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância “. (BRASIL, 2010).
A citação acima, nos mostra uma política pública educacional cuja finalidade é dar oportunidades a todos na educação superior, através da modalidade a distância. Com base na cartilha “Sobre a UAB: o que é”? CAPES (2010), introduzo o relatório que realizei através de questionário, no polo UAB em Marabá, pautado nos itens na mesma fonte de pesquisa.
No primeiro quesito abordou-se o apoio pedagógico e administrativo. O polo UAB possui todos os espaços e equipamentos (biblioteca, laboratório de informática, outros) necessários para que o esse tipo de apoio seja realizado de forma satisfatória, portanto o trabalho realizado é excelente. É nessa unidade – Pedagógica e Administrativa que se configura um importante nó operacional da rede de educação articulada pelo UAB. (MEC, 2007a).
Sobre o item da equipe que desenvolve as atividades administrativas e acadêmicas, todas são pessoas preparadas para desempenhar suas funções. Assim, o trabalho é realizado de forma a atender, principalmente o aluno. Segundo (BASTOS, et al, p. 7, 2013) “o funcionamento de um polo de apoio presencial exige muita coordenação de esforços.” E nesse polo, percebe-se uma dedicação para o bom desempenho e realização das atividades.
O terceiro ponto a ser avaliado foi sobre as condições para a permanência do aluno nos cursos. O polo UAB promove, juntamente com as universidades, palestras, mesas redondas, trabalhos acadêmicos. Aqui, atribui-se uma nota regular, pois existem mais pontos a serem abordados para cativar a permanência dos alunos nos cursos, pois a educação a distância requer planejamentos estratégicos, isso de acordo com Saraiva, (1996).
Outro foco abordado foi sobre a estrutura física. O polo não deixa a desejar em nenhum quesito. O espaço é ótimo e adequado. Acesso a cadeirantes, banheiros adaptados, rampas, placas, acervo e etc. (ESTRUTURA UAB/CAPES, 2010).
Um ponto importante realizado na pesquisa foi sobre os recursos tecnológicos para o bom andamento e funcionamento dos e nos cursos. Cumpre o seu papel na modalidade a distância. É bem equipada, boa internet. Possui todos os recursos necessários para os encontros presenciais e os encontros de apoio focados nos alunos.
Um ponto negativo é a utilização do Sistema Operacional Windows está instalado em algumas máquinas nas dependências administrativas. Segundo o manual da CAPES, “O Sistema Operacional denominada LINUX EDUCACIONAL, é pré-instalada em todos os equipamentos adquiridos pela SEED/MEC e encaminhados para os Polos UAB”. (BRASIL, 2010).
Sobre o processo de escolha para a coordenação do polo, ocorreu de acordo com as orientações do manual da CAPES – UAB (2010). Parceria entre estado, municípios e Faculdades. Portanto um ponto muito positivo, assim, o coordenador tem autonomia para a realização do trabalho.
Dentro desta pesquisa, verificou-se a importância de se ter um polo de apoio presencial bem estruturado para dar suporte adequado a estudantes, professores, tutores e técnicos. Assim, propicia-se que funcione cada vez melhor o sistema da Universidade Aberta do Brasil, que tem nos polos uma parte importante de seu funcionamento para atender a comunidade local e regional que não possuem acesso a uma universidade na modalidade presencial.
INSTRUMENTO DE PESQUISA
A pesquisa foi desenvolvida através de questionário com pergunta objetivas, todas elas pautadas no manual de “Orientações para Mantenedores e Gestores”. CAPES – UAB. A escolha se deu por esse instrumento por ser um requisito da própria CAPES que determina como deve ser o funcionamento de polo UAB, assim os governantes não se apropriem de forma irregular, mas que de fato atenda as necessidades da população local e regional, dando oportunidades para os alunos realizarem um curso superior na modalidade a distância.
01. O polo de apoio presencial - pedagógico e administrativo.
Biblioteca ( X ) SIM ( )NÃO
Laboratório de informática ( X )SIM Tutoria presencial( X ) SIM ( )NÃO
Aulas presenciais (X ) SIM ( )NÃO
Práticas de laboratórios( X ) SIM
02. A equipe que desenvolve as atividades administrativas e acadêmicas.
Coordenador do polo(X) SIM( )NÃO
Secretaria ( X ) SIM ( )NÃO
Profissional de biblioteca(X)SIM ( )NÃO
Técnico de informática (X ) SIM ( )NÃO
Tutores( X ) SIM ( )NÃO
Técnicos de laboratórios de informática ( X ) SIM ( )NÃO
Técnicos de apoio ( X ) SIM ( )NÃO
Pessoal de limpeza e conservação predial ( X ) SIM ( )NÃO
03. Como o polo promove condições para a permanência do aluno no curso criando vínculo mais próximo com a universidade?
Os tutores promovem constantemente incentivos para a realização de grupos de estudos e, também ocorrem projetos de palestras, mesa redonda, mostra acadêmica dentre outros organizado pela equipe do Polo.
04. Estrutura física do polo:
Banheiros masculinos e femininos ( X ) SIM ( )NÃO
Espaços físicos adequados ( X ) SIM( )NÃO
Acesso fácil ( X ) SIM ( )NÃO
Rede elétrica para suportar os equipamentos ( X ) SIM ( )NÃO
A sala do coordenador tem equipamentos com acesso a internet ( X ) SIM ( )NÃO
A sala para a secretaria tem equipamento com acesso a internet ( X ) SIM ( )NÃO
Salas com espaço físico adequado para as aulas presenciais com acesso a internet ( X ) SIM ( )NÃO
Salas com espaço físico adequado para as atividades de tutoria com acesso a internet
( X ) SIM ( )NÃO
Espaço físico para a biblioteca adequadamente com acesso a internet, cadeiras e mesas confortáveis ( X ) SIM ( )NÃO
Acervo bibliográfico referente aos cursos ofertados ( X ) SIM ( )NÃO
Laboratório de informática com no mínimo 25 computadores conectados a internet para atender aos alunos( X ) SIM ( )NÃO
Placa de identificação conforme manual da CAPES ( X ) SIM ( )NÃO
Auditório para palestras e outros eventos acadêmicos( X ) SIM ( )NÃO
Quadro branco nas salas de aulas e no laboratório( X ) SIM ( )NÃO
Cadeiras com estofados( X ) SIM ( )NÃO
05. Recursos tecnológicos
Como é o acesso a internet: ( ) rádio, ( X ) banda larga, ( ) satélite
Quantos pontos de acesso: 01
Velocidade da internet: 2 Mb
Quantos computadores no polo: 29
Qual sistema operacional está instalado nos computadores:
No laboratório de Informática os computares possuem o Linux, como sistema operacional, nos demais departamentos o Windows (coordenação, secretaria, biblioteca, tutoria, laboratório de biologia).
Quais softwares se utilizam no polo UAB?
Softwares de sistema (sistemas operacionais) e softwares de programação (editores de textos, bibliotecas virtuais, tradutores e etc)
06. Como foi o processo de seleção para a escolha do coordenador do polo?
O processo de seleção foi realizado pela Universidade Federal do Pará, através de apresentação de currículo e entrevista. Os currículos foram apresentados pela Prefeitura de Marabá (mantenedora do Polo UAB Marabá) que, por sua vez, encaminhou à CAPES e, esta, encaminhou a UFPA (responsável pelo Polo UAB Marabá).
REFERÊNCIAS
BASTOS, Adriana Teixeira. Et al. POLOS DE APOIO PRESENCIAL: REQUISITOS E DESAFIOS DA GESTÃO. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 – UNIREDE.
BRASIL. UAB/CAPES. Sobre a UAB: O que é.2010. Disponível em:
http://www.uab.capes.gov.br. Acesso em: 5 out. 2014.
ESTRUTURA UAB/CAPES. Modelo de polo de apoio presencial. Disponível em:
http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17:modelo-de-polo-de-apoio-presencial-&catid=10:polos&Itemid=31. Acesso em: 5 out. 2014.
MEC. Secretaria de Educação a Distância. Portaria Normativa n º2, de 10 de janeiro de 2007. Brasília, 2007a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/portaria2.pdf>. Acesso em: 05 out. de 2014.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em Aberto,
Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun, 1996.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grato pela visita.