SILVA,
Marisa Corrêa. Crítica Sociológica.
BONNICI, Thomas. ZOLIN, Lúcia Osana. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas.
3. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009.
No
texto A Crítica Sociológica de Marisa
Corrêa Silva, tem como foco central analisar o papel da Sociologia, enquanto
ciência, nos moldes do campo da literatura, especificamente na literatura
feminina/feminista. A autora reforça suas ideias com a teoria de Lukács (1963)
a literatura e o desenvolvimento do capitalismo, Bakhtin (1985 – 1975), expondo
os seguintes conceitos: dialogismo, carnavalização e cronótopo. E Antonio
Candido (1985) enfatizando os problemas que a crítica sociológica apresenta.
A
crítica sociológica tenta ver, buscar o fenômeno da literatura como parte de
algo maior, um contexto mais amplo, por exemplo: uma sociedade, uma cultura. Ou
seja, não analisa isoladamente fatos, datas. Sua premissa é um conjunto, a
contextualização, buscando assim, fontes concretas para as análises serem as
mais autênticas e objetivas possíveis.
Silva
(2009 p. 178). “a crítica sociológica, procura ver o fenômeno da literatura
como uma sociedade, uma cultura”. A literatura não é um fenômeno independente e
a obra é criada num contexto e perceber através da obra literária, a
estruturação da sociedade, valores, regras, cultura, etc.
Nessa
perspectiva, a autora faz uma divisão entre os seguintes termos: crítica
biográfica: focaliza a vida do autor. Crítica sociológica: focaliza uma visão
ampla na qual faz parte da vida do autor. Ou seja, o autor, obra, época,
contexto cultural, econômico, social é importante para se realizar uma crítica
tanto dentro da literatura quando no campo da sociologia. Para Taine (2009. p. 178),
“a obra de um autor é um reflexo da vida e do momento, as condições sociais”.
Lukács
(1963), na sua teoria uma visão focada no marxismo, lutas de classe, amplamente
confrontando as formas literárias em oposição ao capitalismo. Para ele a
literatura não reflete a realidade social. O texto reflete o social. A degradação
dos valores causados pelo capitalismo está na literatura.
Bakhtin
(1985 – 1975) por sua competência e vasta pesquisa no campo da linguística, tem
suas análises voltadas para o contexto em que as obras são escritas e a que
tipo de linguagem, significados, sentidos essa obra expõe. Assim, a autora usa
o termo Dialogismo para teorizar o
texto. Podemos entender o Dialogismo como o foco de quem fala ou escreve leva
em conta a presença de alguém, mesmo que esse alguém seja invisível. Assim entendemos
que essa relação dialógica ocorre entre o autor, o leitor e os personagens.
Esses
personagens, muitas vezes sem voz, calados pelo silencia do falocentrismo, ou
condicionados a falarem somente aquilo que o mundo masculino determina, pois
essas vozes, muitas vezes, estão ligadas as ideias de valores sociais,
condicionada ao contexto social, cultural e econômico.
Outro
conceito de Bakhtin e a Carnavalização
que é uma inversão de valores na vida cotidiana, uma libertação coletiva e a ridicularizarão
do poder. A ordem não é natural e nem absoluta. O foco é a sátira e a crítica. Na
literatura a Carnavalização é chamada “Mundo às avessas”.
Outro
ponto importante na teoria bakhtiniana é o conceito de Cronótopo, ou seja, é a conectividade das relações de espaço e
tempo que são expressas na literatura. A autora do texto utiliza esse conceito
para expressar com a crítica sociológica deve ficar atenta aos conceitos de
tempo e espaço. Observar onde, como e quando a literatura ocorreu, e seus
determinados autores e suas influências.
Para
concluir, a Silva, traz as contribuições de Antonio Candido, expondo de forma
objetiva a diferença entre crítica sociológica e literária. A primeira é o
elemento social da estrutura do texto. A segunda é o elemento social, estético
e objetivo do texto.
Portanto,
o texto da Marisa Silva, nos oferece oportunidades para refletirmos sobre a
Sociologia, enquanto ciência e a Literatura como arte. Assim, fusão das duas
ciências é útil para os pesquisadores e autores se utilizarem de diversos
artifícios para a construção de obras e teorias.
Parabéns pelo artigo, ( Aluno, que tem pouca luz....) Você professor ( com luz ) clareou minhas ideias com seu texto...
ResponderExcluirEu que agradeço seu comentário. Continuemos estudando. Abraços
ExcluirGostei sim do texto em sua integra, gostaria de saber em que site eu poderia encontrar esse texto completo da autora grátis. Estive pesquisando mas os sites que o oferta cobram para que nós façamos o dowload. Desde já agradeço.
ResponderExcluirOlá. Você pode encontrar texto da autora no google schoolar. Outra opção é entrar em contato com a autora e solicitar os textos que deseja.
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