Este trabalho foi realizado na disciplina de Fundamento da Metodologia da Pesquisa Científica, no curso de mestrado em Ciência da Computação - UFBA, cujo objetivo foi avaliar um artigo científico.
PONTES, Adéle Malta. et al. Estudo
do Impacto do Design e das Formas de Uso sobre a Recuperação de Informações em
Fóruns de Discussão Online. VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas
Computacionais. Mediando e Transformando o Cotidiano, UFPR, CEIHC—SBC. p.
69-80. Curitiba, 17 a 20 de outubro de 2004.
O artigo intitulado “Estudo do Impacto do Design e das Formas de Uso sobre a Recuperação de Informações em Fóruns de Discussão Online” aborda o papel do designer na elaboração de projetos para fóruns de discussão online. As decisões do designer durante a construção do projeto pode ou não contribuir para que os objetivos de um fórum sejam atingidos integralmente ou parcialmente. O nível de conhecimento e experiência do designer é importante para elaborar uma ferramenta que atenda as necessidade do público que irá utilizá-la.
O artigo ressalta se as ferramentas corroboram para facilitar aos usuários
a recuperação de informações, porque o fórum é utilizado de forma assíncrona,
ou seja, o usuário posta a atividade e em qualquer momento, outro usuário lerá
as postagens e seguirá uma linearidade, e sistematicidade estabelecida pelo
mediador do fórum. Portanto, as ferramentas construídas pelo designer devem
contribuir para os usuários recuperarem as informações de forma eficiente no
processo de debate, conforme estabelecido no fórum. E se o usuário ignorar ou
burlar as ferramentas, os objetivos da discussão talvez não serão alcançados,
assim impactando negativamente no processo de construção de conhecimentos sobre
o determinado tema.
Analisou-se no artigo os seguintes pontos abaixo. Para cada ponto
inferiu-se um nota de 0 (zero) a 4 (quatro), onde 0 é ruim, 1 é deficiente, 2 é
regular, 3 é bom e 4 é ótimo. Através de uma aritmética simples, atribuiu-se
uma nota.
O primeiro tópico analisado foi sobre a problemática. O artigo não especifica claramente, é preciso
realizar a leitura parcialmente do artigo para inferir sobre ela. Pelo título é
possível realizar algumas abduções, mas não são suficientes para ter clareza.
Assim, a problemática do assunto no artigo está associada aos alunos de
graduações de uma universidade pública que utilizam em algumas aulas, fóruns de
discussão online. E se essas discussões, realmente favorecem a aprendizagem
sobre a temática discutida e como são utilizadas as opções de ferramentas
proporcionadas aos usuários, ou seja, o usuário sabe utilizá-la? E se sabe, ele
a usa? Assim, espera-se que os alunos se apropriem de todo o design para
recuperar as informações e aprender algo sobre o tema discutido. Atribuiu-se média 3.
O segundo ponto está associado a organização, apresentação e clareza do
texto. Atribuiu-se média 3. O artigo
encontra-se organizado para o padrão exigido de acordo com o gênero textual.
Inicia-se com o resumo – português e inglês. É observável no resumo a
contemplação da contextualização embora muito fragmentada pois só informam que
o estudo foi realizado em fórum de discussão online. Há uma ausência de GAP, ou
seja, não informam sobre as lacunas em que a pesquisa pode contribuir. As
informações sobre o GAP são inferidas pelo leitor. Deixam claro a proposta do
artigo que é investigar como os usuários se apropriam das ferramentas
disponíveis no design em fóruns online. A metodologia é um estudo de caso. A
informação é nítida e clara. Pauta-se uma informação vaga sobre os resultados.
Apenas dizem que ocorre negligência para a utilização das ferramentas por parte
dos usuários, e essa acarreta impacto negativo sobre a recuperação de
informações. Não deixam claro qual é o impacto negativo. Um ponto a qual os
autores não mencionam é sobre a conclusão. O leitor só perceberá informações
sobre as conclusões no final do artigo
Após a
análise acima, o texto segue com a introdução. Os autores apresentam as bases
teóricas. Citam a Engenharia Semiótica e a análise de conversação com base na
linguística. Trazem nomes de autores como o da Clarisse de Souza e de Othon
Garcia. Poderia ter mais autores para sustentar a base teórica. Em seguida
fazem a contextualização da problemática e relatam sobre o problema. No
entanto, para compreender o problema o leitor deve inferir, pois não está claro
no texto. Há no texto uma abordagem na engenharia semiótica em contexto de groupware. Citam as ferramentas
utilizadas no estudo de caso. Explicam o procedimento para a escolha dos
participantes, mas não deixam claro os motivos da escolha. Trouxeram exemplos
do fórum de discussão das duas ferramentas. Interessante que a análise
pautou-se sobre cinco pontos. Cada ponto foi analisado com base na engenharia
semiótica e na análise de conversação.
O
terceiro tópico analisado está relacionado a contribuição e relevância
cientifica abordada no artigo. Atribuiu-se
nota 3. Os fóruns de discussão online são bastantes utilizados na internet
e nos ambientes virtuais de aprendizagem pelas universidade públicas ou
privadas e por órgãos que atuam no campo educacional. Portanto acredita-se que
a relevância e contribuição científica do artigo ofereceu informações para os
designers projetarem ferramentas de discussão online mais estruturadas. No
entanto, não citam exemplos como podem ser as ferramentas para serem mais estruturadas.
Na metodologia, atribuiu-se média
3. Optaram em utilizar a abordagem metodológica de estudo de caso. Os
objetos foram duas ferramentas. Ferramenta A: Espaço Conversação – EC.
Ferramenta B: Espaço Decisão – ED. A ferramenta A é considerada fracamente
estruturada e a B é fortemente estruturada com base no design, mas não
apontaram argumentos justificando a classificação em fortemente ou fracamente
estruturadas. Escolheram os participantes dos cursos de sistema de informação,
ciência da computação, engenharia da computação para realizarem por três
semanas uma discussão sistematizada no fórum sobre o tema Acessibilidade. O grupo
utilizou a ferramenta A e outro a B. assim, coletaram os dados com base nos
textos digitados pelos estudantes e analisaram as informações a partir da
utilização das ferramentas sobre a recuperação das informações disponíveis em
cada fórum.
No
tópico Resultados, atribuiu-se nota 2.
No artigo os autores informam os seguintes resultados “Nossos resultados mostram que os usuários podem burlar estruturas
propostas e, com isto, comprometer o próprio propósito do emprego de tais
estruturas. Ou seja, na medida em que burlam estas estruturas e apresentam
informação específica num local desapropriado pela sistemática organizada no
fórum, o usuário para executar a recuperação de informação computacionalmente
eficiente não consegue porque não seguiu a sistematização no design”. Porém não citam os motivos as quais levaram os
alunos a burlarem as estruturas das ferramentas. Faltou apontarem os resultados sobre a
negligencia dos usuários sobre as ferramentas.
Na Fundamentação teórica, atribuiu-se
nota 2. Houve pouca exploração sobre os conceitos teóricos e a relação com
a estrutura do artigo, ou seja, os autores deram mais importância em relatar os
procedimentos. Então os argumentos relacionados com a teoria foram
“esquecidos”.
Portanto, com base no pontos analisados o artigo obteve a média geral 3,2 classificado como Bom.
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