Páginas

sábado, 13 de julho de 2019

NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE MARABÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: TIC EM SALA DE AULA

Resumo


Este artigo analisou as contribuições dos cursos: Introdução a Educação Digital; Ensinando e Aprendendo com as TIC; Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem, ambos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá (NTM) no ano de 2018. Os cursistas foram os professores da rede municipal da educação infantil e ensino fundamental I e II. Os cursos foram ministrados pela plataforma e-Proinfo que é um ambiente colaborativo de aprendizagem. O objeto da análise é a formação continuada e a pesquisa abrangeu análise das percepções dos professores, coletadas por meio de questionário com perguntas objetivas e dissertativas. Outras fontes de dados foram documentos oficiais e relatórios do NTM. A apresentação dos dados ocorreu por meio da abordagem qualitativa, a partir da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. As inferências realizadas, demonstraram a importância de (re)organizar e planejar adequadamente os cursos de formação continuada da plataforma e-Proinfo. Essa (re)organização e planejamento concentram-se no tempo destinado para cada curso, na proposta metodológica, com o objetivo de proporcionar aos professores da rede municipal de Marabá, desenvolvimento de conteúdos didáticos curriculares de modo teórico e prático, bem como a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar.


Palavras-chave: Educação Básica; Formação; Informática; Proinfo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela visita.