Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2019

UMA VIVÊNCIA DE GESTÃO ESCOLAR ATIVA E EFETIVA NA AMAZÔNIA NO PROCESSO DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

A escola pública deve ser um espaço democrático social, para desenvolver o papel social, de maneira que possibilite aos envolvidos na comunidade escolar, participarem de maneira crítica na tomada de decisões pertinentes ao contexto educacional. Nos últimos anos, tem-se discutido muito o novo papel da gestão escolar democrática como instrumento para inserção de movimentos de transformação na atuação dos professores, alunos, pais e comunidade escolar, para isso, o gestor deve buscar subsídios teóricos sobre os espirais da democracia e da participação popular. Em vista do exposto, este artigo apresenta reflexões sobre os desafios na construção de uma gestão escolar democrática e participativa, no contexto de uma escola pública amazonense, sob a ótica de um gestor que luta em desenvolver uma gestão participativa no âmbito educacional. O artigo ressalta a importância do trabalho coletivo da comunidade escolar para a melhoria educacional das escolas da região amazônica. Dessa forma, conclui-se que a gestão democrática e participativa, somente será ativa e efetiva, se a comunidade escolar estiver inserida nas atividades, decisões e avaliações constitucionais, considerando e valorizando as ações positivas revendo o que pode ser readequado.

Palavras-chave: Cidadania; Educação; Escola; Gestão Democrática.

sábado, 13 de julho de 2019

TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONCENTRAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Este artigo trata dos resultados de um projeto elaborado durante um curso pelo NTM, Marabá-PA. O projeto foi desenvolvido na escola pública, turma do 2º ano, com 33 alunos, entre sete e oito anos. O objetivo era desenvolver a atenção, interesse e o comportamento dos alunos, para melhorar a leitura, escrita e raciocínio matemático. Houve o uso de computadores, sem internet. A ludicidade, um ponto forte no projeto. Planejou-se ações didáticas com jogos educacionais do Linux, Cultivar e um filme. As ações geraram momentos de reflexões sobre respeito, cuidado, regras e limites consigo e com o outro. Nesse contexto, foram gerados informações/dados para a construção deste artigo. Os dados foram tratados por meio da pesquisa qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação. Como resultado principal, as ações desenvolvidas, influenciaram perceptivelmente na mudança do comportamento dos alunos. Os mesmos mostraram-se mais atenciosos e entusiasmados pelo querer aprender. O projeto contribuiu para uma auto reflexão da prática pedagógica e concluiu-se que a tecnologia pode contribuir no processo ensino aprendizagem de forma significativa. O uso da tecnologia aliada ao lúdico nas práticas pedagógicas exercidas, apresentou um potencial expressivo, criativo e enriquecedor, contribuindo significativamente no avanço da aprendizagem e na formação cidadã dos educandos.


Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Ludicidade; Tecnologia.

Clique aqui para acessar o artigo

NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE MARABÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: TIC EM SALA DE AULA

Resumo


Este artigo analisou as contribuições dos cursos: Introdução a Educação Digital; Ensinando e Aprendendo com as TIC; Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem, ambos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá (NTM) no ano de 2018. Os cursistas foram os professores da rede municipal da educação infantil e ensino fundamental I e II. Os cursos foram ministrados pela plataforma e-Proinfo que é um ambiente colaborativo de aprendizagem. O objeto da análise é a formação continuada e a pesquisa abrangeu análise das percepções dos professores, coletadas por meio de questionário com perguntas objetivas e dissertativas. Outras fontes de dados foram documentos oficiais e relatórios do NTM. A apresentação dos dados ocorreu por meio da abordagem qualitativa, a partir da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. As inferências realizadas, demonstraram a importância de (re)organizar e planejar adequadamente os cursos de formação continuada da plataforma e-Proinfo. Essa (re)organização e planejamento concentram-se no tempo destinado para cada curso, na proposta metodológica, com o objetivo de proporcionar aos professores da rede municipal de Marabá, desenvolvimento de conteúdos didáticos curriculares de modo teórico e prático, bem como a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar.


Palavras-chave: Educação Básica; Formação; Informática; Proinfo.