Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Conheça-te




CONHEÇA-TE



Nem eu mesmo sei,
Nem eu mesmo conheço-me,
Para quê?
Para sonhar, devanear, pensar?
Chorar, sorrir, sofrer, comer e beber?
Talvez, não conhecer-se, já se conhece.
(Des)Construção...sou assim.

Fábio Correia de Rezende

quarta-feira, 24 de julho de 2019

UMA VIVÊNCIA DE GESTÃO ESCOLAR ATIVA E EFETIVA NA AMAZÔNIA NO PROCESSO DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

A escola pública deve ser um espaço democrático social, para desenvolver o papel social, de maneira que possibilite aos envolvidos na comunidade escolar, participarem de maneira crítica na tomada de decisões pertinentes ao contexto educacional. Nos últimos anos, tem-se discutido muito o novo papel da gestão escolar democrática como instrumento para inserção de movimentos de transformação na atuação dos professores, alunos, pais e comunidade escolar, para isso, o gestor deve buscar subsídios teóricos sobre os espirais da democracia e da participação popular. Em vista do exposto, este artigo apresenta reflexões sobre os desafios na construção de uma gestão escolar democrática e participativa, no contexto de uma escola pública amazonense, sob a ótica de um gestor que luta em desenvolver uma gestão participativa no âmbito educacional. O artigo ressalta a importância do trabalho coletivo da comunidade escolar para a melhoria educacional das escolas da região amazônica. Dessa forma, conclui-se que a gestão democrática e participativa, somente será ativa e efetiva, se a comunidade escolar estiver inserida nas atividades, decisões e avaliações constitucionais, considerando e valorizando as ações positivas revendo o que pode ser readequado.

Palavras-chave: Cidadania; Educação; Escola; Gestão Democrática.

sábado, 13 de julho de 2019

TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONCENTRAÇÃO E INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Resumo

Este artigo trata dos resultados de um projeto elaborado durante um curso pelo NTM, Marabá-PA. O projeto foi desenvolvido na escola pública, turma do 2º ano, com 33 alunos, entre sete e oito anos. O objetivo era desenvolver a atenção, interesse e o comportamento dos alunos, para melhorar a leitura, escrita e raciocínio matemático. Houve o uso de computadores, sem internet. A ludicidade, um ponto forte no projeto. Planejou-se ações didáticas com jogos educacionais do Linux, Cultivar e um filme. As ações geraram momentos de reflexões sobre respeito, cuidado, regras e limites consigo e com o outro. Nesse contexto, foram gerados informações/dados para a construção deste artigo. Os dados foram tratados por meio da pesquisa qualitativa, cujo método foi a pesquisa-ação. Como resultado principal, as ações desenvolvidas, influenciaram perceptivelmente na mudança do comportamento dos alunos. Os mesmos mostraram-se mais atenciosos e entusiasmados pelo querer aprender. O projeto contribuiu para uma auto reflexão da prática pedagógica e concluiu-se que a tecnologia pode contribuir no processo ensino aprendizagem de forma significativa. O uso da tecnologia aliada ao lúdico nas práticas pedagógicas exercidas, apresentou um potencial expressivo, criativo e enriquecedor, contribuindo significativamente no avanço da aprendizagem e na formação cidadã dos educandos.


Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Ludicidade; Tecnologia.

Clique aqui para acessar o artigo

NÚCLEO TECNOLÓGICO MUNICIPAL DE MARABÁ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: TIC EM SALA DE AULA

Resumo


Este artigo analisou as contribuições dos cursos: Introdução a Educação Digital; Ensinando e Aprendendo com as TIC; Elaboração de Projetos e Redes de Aprendizagem, ambos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá (NTM) no ano de 2018. Os cursistas foram os professores da rede municipal da educação infantil e ensino fundamental I e II. Os cursos foram ministrados pela plataforma e-Proinfo que é um ambiente colaborativo de aprendizagem. O objeto da análise é a formação continuada e a pesquisa abrangeu análise das percepções dos professores, coletadas por meio de questionário com perguntas objetivas e dissertativas. Outras fontes de dados foram documentos oficiais e relatórios do NTM. A apresentação dos dados ocorreu por meio da abordagem qualitativa, a partir da técnica Análise de Conteúdo de Bardin. As inferências realizadas, demonstraram a importância de (re)organizar e planejar adequadamente os cursos de formação continuada da plataforma e-Proinfo. Essa (re)organização e planejamento concentram-se no tempo destinado para cada curso, na proposta metodológica, com o objetivo de proporcionar aos professores da rede municipal de Marabá, desenvolvimento de conteúdos didáticos curriculares de modo teórico e prático, bem como a utilização das tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar.


Palavras-chave: Educação Básica; Formação; Informática; Proinfo.




terça-feira, 4 de junho de 2019

Minicurso sobre Artigo Científico realizado na Universidade Estadual do Tocantins - Araguatins - UNITINS

Minicurso sobre produção de textos científicos auxilia alunos de Pedagogia

O minicurso foi ministrado pelo professor Fábio Correia de Rezende

Evento teve como objetivo orientar os acadêmicos sobre normas da escrita acadêmica
Evento teve como objetivo orientar os acadêmicos sobre normas da escrita acadêmica (Foto: Divulgação /Ascom Unitins)



O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins realizou nesta terça-feira, 28, o minicurso sobre produção de artigos científicos, com o título Dialogando com a Escrita Acadêmica, ministrado pelo professor Me. Fábio Correia de Rezende. O minicurso foi ofertado aos acadêmicos do 3º, 5º e 7º períodos do curso de Pedagogia e aconteceu no Auditório do Colégio da Polícia Militar - CPM VI.

O objetivo do minicurso foi oferecer orientação quanto à elaboração de artigos científicos, proporcionando aos participantes o conhecimento e a aplicação correta das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na escrita de artigos científicos. A atividade buscou, ainda, dirimir dúvidas dos acadêmicos a respeito dos elementos que compõem a estrutura de um artigo científico.

Os temas abordados foram os tipos de artigos científicos e o conteúdo de cada seção de um artigo científico - introdução, levantamento bibliográfico, metodologia, análise dos dados, conclusão e considerações finais.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, Aquenubia Gonçalves da Silva, com essa atividade a Unitins promoveu a integração dos acadêmicos no âmbito da comunidade científica, por meio da divulgação das pesquisas em andamento, desenvolvimento de novos projetos e a promoção de eventos de difusão da ciência. A coordenadora avalia que o minicurso foi altamente produtivo, tendo contado com  a participação efetiva dos acadêmicos.
Professor Me. Fábio Correia de Rezende durante explanação sobre processo da escrita científica
Professor Me. Fábio Correia de Rezende durante explanação sobre processo da escrita científica (Foto: Divulgação /Ascom Unitins)